Hoje dia 13 de Outubro é comemorado o Dia do Fisioterapeuta, e nesta dat,a enfatizaremos ainda mais a importância deste profissional para a sociedade como um todo. Defina-se a fisioterapia como a ciência que busca preservar, manter, desenvolver ou restaurar a saúde física de um indivíduo. Ela pode ser dividida em Fisioterapia Esportiva, em Acupuntura, do Trabalho, Neurofuncional, Aquática, Cardiovascular e demais áreas.
Conversamos com a Fisioterapeuta Glaudinéa Yamashiro, formada há 25 anos e sua área de especialização é Fisioterapia de Acupuntura, Ortopedista e Traumatologia, além do mestrado em Ciências da Saúde. Claudinéa é responsável pelos atendimentos em Fisioterapia Assistida por Cães do INATAA.
Durantea conversa, a fisioterapeuta apresenta que no decorrer dos anos, a Fisioterapia Assistida por Cães vem ganhando espaço no Brasil. Esta especialidade o cão atua como coterapeuta, sendo associada à terapia convencional, também realizada por um profissional da área da saúde, com a parceria de profissionais da medicina veterinária e especialistas em comportamento animal, dado a relação multiespécie presente nestes atendimentos. “O animal também teu seu limite. É complicado que ele aguente horas com uma única pessoa, então, foi elaborado protocolos para que ele (cão) possa atuar em grupo, ao invés de uma só pessoa.” Disse a fisioterapeuta.
Acerca da atuação do Instituto, comenta que o INATAA realiza este tipo de trabalho desde 2003, “Sou voluntária desde o início e barreiras foram quebradas. Este projeto começou em 2003, então foi um desafio bom”, afirmou Glaudinéa.
Alguns estudos em desenvolvimento mostram que o simples contato com o animal já é suficiente para promover o bem-estar. O benefício deste tipo de terapia é observado desde o primeiro contato como a mudança de humor e a diminuição da ansiedade, principalmente para os idosos. “A resistência é bem visível vinda do paciente, principalmente o idoso então o animal já neste primeiro contato, já quebra essa resistência”, afirmou a fisioterapeuta. Por meio deste estudo conclui-se que este tipo de fisioterapia demonstrou ter grande influência na cognição dos pacientes.